top of page

Coordenadoria de Defesa dos Direitos Animais realizou mais de 5,5 mil castrações de animais


Criada através da Lei Municipal n° 7.581 de 1° de abril de 2014, a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais (CMDDA) promove no município do Rio Grande ações educativas, esterilização cirúrgica de cães e gatos, verificação de denúncias de maus tratos aos animais e o atendimento clínico de animais em vulnerabilidade.

No dia 4 de setembro de 2015, as atividades da Coordenadoria começaram efetivamente, por meio do atendimento da Unidade Móvel de Esterilização Cirúrgica (Castramóvel) nas zonas que delimitam bairros e distritos da nossa cidade. Somando-se ao atendimento ao público realizado na sua sede, que está localizada na Rua General Bacelar, n° 503, juntamente a Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA).

As atividades são realizadas através da equipe formada pela coordenadora de Defesa dos Direitos Animais, Maria de Fátima Maier, o secretário de município do Meio Ambiente, Eduardo Morrone e pelos médicos veterinários Lisiane Lessa, Marcelo Pereira e Rafael Homrich. Juntamente aos cargos comissionados de Carlos Mattos e Felipe Oliveira, além dos estagiários da Coordenadoria.

Desde o ano de 2015, a equipe vem registrando o número de procedimentos que estão sendo realizados, em vista de atender as políticas públicas voltadas à defesa e promoção dos direitos animais no nosso município. O financiamento das atividades provém do Fundo Municipal dos Direitos Animais, para atender as demandas do Programa Permanente de Controle Populacional de Animais Domésticos de Pequeno Porte, ambos instituídos na mesma lei de criação da Coordenadoria.

O Programa implementa a esterilização cirúrgica como método oficial de controle populacional de cães e gatos em Rio Grande. O procedimento é oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, mas é necessário que exista um responsável, seja dono ou tutor temporário de um animal de rua, para que faça os cuidados e arque com as despesas dos medicamentos do pós operatório.

Até o mês de julho de 2018, o balanço de atividades registra 5.550 castrações tanto de cães quanto de gatos. Nnesse período também foram realizados 909 atendimentos clínicos de animais em vulnerabilidade e 129 acompanhamentos à Vigilância da Raiva. Além disso, se registram 425 verificações de denúncias de maus-tratos aos animais, as verificações têm caráter educativo e são realizadas pelos médicos veterinários.

Nesse âmbito, através da Portaria n° 041 do dia 7 de junho de 2017, o prefeito Alexandre Lindenmeyer instituiu um Grupo de Trabalho para apresentar propostas de criação de um programa de redução gradativa do uso de veículos de tração animal (VTA). Segundo a coordenadora de Defesa dos Direitos Animais, Fátima Maier, diversas reuniões, avaliações e estudos foram realizados, incluindo um censo preliminar para obter dados referentes à situação socioeconômica dos condutores de VTAs.

A Coordenadoria também recebe convites para promover atividades educativas e rodas de conversas em instituições, como escolas da rede pública e privada de ensino. De acordo com Fátima Maier, essas ações têm como objetivo servir de complemento para a aprendizagem, sendo importante que as escolas e demais interessados já tenham um trabalho em andamento acerca do tema com os seus públicos.


A Coordenadoria está localizada na Rua General Bacelar, n° 503 - bairro Centro. Os telefones de contato são (53) 3233-7275 ou (53) 9 9945-9476, e o e-mail cmdda@riogrande.rs.gov.br .


Para saber mais a respeito das castrações acesse o material informativo, clicando aqui.




bottom of page