top of page

Praia da Capilha está própria para banho

  • Assessoria de comunicação/ PMRG
  • 3 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Crédito: Marina Fagundes

O Executivo Municipal informa à comunidade que a Praia da Capilha já está considerada própria para banho. O resultado da última análise realizada no local pelo Projeto Balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), foi divulgado na manhã de hoje (3) e apontou alterações nas condições da água indicando índices satisfatórios que concluem que a praia, localizada no Taim, está apta a receber os banhistas.


O processo de monitoramento das praias, realizado pela FEPAM, avalia as condições bacteriológicas das águas do litoral gaúcho que são utilizadas para banho. Este ano, o processo foi acompanhado pelo Executivo Municipal através da subprefeitura do Taim e da Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA). De acordo com Alex Molina, superintendente da SMMA, o Executivo Municipal tem trabalhado de maneira articulada tanto pelo zelo com o patrimônio cultural, quanto pela preservação do ambiente como no uso equilibrado pela comunidade. “Dentre nossas preocupações, a segurança pela saúde dos espaços e dos seres que os ocupam está em primeiro lugar.” completou o superintendente.


Na Capilha, as análises foram realizadas através do laboratório de controle de qualidade de água da Corsan, que fica em Porto Alegre. Ao total foram recolhidas 5 amostras, que indicaram o parâmetro de contaminação da água pela bactéria Estecherichia Coli.


As praias são consideradas próprias para banho quando em 80% ou em mais de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver, no máximo 800nmp (número mais provável) de Escherichia coli por 100mL de água; consideradas impróprias, quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas 5 semanas anteriores, no mesmo local, os resultados das análises forem superiores a 800nmp por 100 mL, ou ainda, quando na última amostragem a quantidade for superior a 2000nmp/ 100mL.


Duas análises realizadas na Capilha, em 26 de dezembro e 2 de janeiro, apontaram índices indicativos de contaminação pela bactéria Escherichia coli maiores que o aceitável, deixando a população sob aviso de más condições para banho. Já nas últimas três análises, de 9,16 e 23 de janeiro, foram adquiridos resultados satisfatórios possibilitando que, se a próxima análise também mostrasse um indicativo positivo, a praia voltasse a ser considerada própria.


O resultado da última análise, que obteve resultado positivo, foi divulgado hoje através do site da FEPAM, a partir disso, a comunidade já pode usufruir da água da praia, que segundo o superintende da SMMA, em breve receberá a placa indicando que boas condições de banho. De acordo com Molina, a placa está sendo providenciada.


Mais informações sobre o Projeto de Balneabilidade, bem como todos os resultados das análises, podem ser encontrados no endereço: http://www.fepam.rs.gov.br/qualidade/balneabilidade.asp



Com informações da SMMA



 
 
 

Comments


bottom of page