top of page

Secretaria do Meio Ambiente inicia elaboração de plano de logística sustentável.


Diagramação: Gabriela Fraga

A Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMMA), criou na última segunda-feira (13), uma comissão técnica interna. A referida comissão foi formada com o objetivo de elaborar o de Plano de Logística Sustentável. De acordo com a Portaria nº 004/2016, a comissão terá 180 dias para elaborar o Plano que deverá abarcar os seguintes temas:


a) gestão do material de consumo compreendendo, pelo menos, papel para impressão, copos descartáveis e cartuchos para impressão;


b) consumo de energia elétrica;


c) consumo de água e esgoto;


d) coleta seletiva dos resíduos sólidos;


e) qualidade de vida no ambiente de trabalho;


f) compras e contratações sustentáveis, compreendendo, pelo menos, obras, equipamentos, serviços de vigilância, de limpeza, de telefonia, de processamento de dados e de manutenção predial; e


g) deslocamento de pessoal, considerando todos os meios de transporte, com foco na redução de gastos e de emissões de substâncias poluentes.


Segundo o secretário de Meio Ambiente, Sandro Ari Andrade de Miranda: "A logística sustentável é uma forma moderna de administrar os recursos materiais utilizados pela administração nos seus processos de gestão e inclui desde a revisão de procedimentos até ações de educação ambiental. No geral, além dos resultados positivos para o ambiente, tal estratégia também contribui para a melhoria do consumo dos insumos de trabalho e, como consequência, redução das despesas públicas através da eliminação de procedimentos desnecessários, mudança tecnológica e aperfeiçoamento interno”.


Ainda de acordo com o secretário, as principais ações neste campo foram desenvolvidas no Brasil a partir do ano de 2012 no Governo Federal, por iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Trata-se de uma nova cultura administrativa que, no universo dos governos municipais, ainda não possui experiências semelhantes relevantes.


bottom of page