top of page

SMMA realiza seminário sobre os 30 anos do TAIM e ressalta importância da estação ecológica para a r


Crédito: Marina Fagundes


A Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Estação Ecológica do TAIM (ESEC), realizou na tarde da última segunda-feira (7), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, o primeiro seminário da programação do Junho Socioambiental. O Seminário abordou o tema “TAIM 30 anos”, e foi apresentado pelo analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), Caio Eichenberger.


Entre os presentes estavam os senhores Cristiano Souza, representando do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e Kleber Grübel, representando Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), ambos contribuíram para o debate esclarecendo dúvidas das pessoas presentes. Na ocasião, os participantes também tiveram a oportunidade de apreciar fotos da fauna e flora que compõem a reserva, discutir sobre questões como a importância das unidades de conservação ambiental e debater sobre as ações de fiscalização e educação ambiental realizadas.


Em entrevista, o secretário do Meio Ambiente, Sandro Ari Andrade de Miranda, declarou: “A ESEC Taim é uma referência internacional em relação à conservação de zonas úmidas, neste caso um banhado, riquíssimo em biodiversidade e na integração entre as ações protetivas do estado e as comunidades tradicionais, razão pela qual o Município e a Kaosa promoveram a capacitação de agentes ambientais formados na própria comunidade”.


Reserva Ecológica do TAIM


A Reserva Ecológica do TAIM é uma unidade de proteção integral, que em 2016 completará seus 30 anos. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, a realização de eventos para marcar esta data é um imperativo para a cidade de Rio Grande, na medida em que é destacado um dos patrimônios mais ricos e importantes da cidade, muito bem administrado pelo ICMBio.


Mundialmente conhecida, a reserva do TAIM abrange paisagens que divergem entre banhados, campos, dunas, matas, praias e lagunas. Com parte do território na cidade de Rio Grande e parte em Santa Vitória do Palmar, a área de proteção possui aproximadamente 32 mil hectares e grande diversidade de habitats, o que propicia a coexistência de muitas espécies, inclusive raras e/ou em extinção.


Junho Socioambiental


O próximo evento da programação do Junho Socioambiental será o Seminário sobre Defesa dos Direitos dos Animais, organizado pela SMMA e pela Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (CMDDA). O evento acontecerá na próxima terça-feira (14), no Salão Nobre da Prefeitura, a partir das 13h30.


Segundo o superintendente da SMMA, Alex Molina, a aproximação dos agentes públicos, bem como a manutenção dos serviços com qualidade, são preocupações recorrentes do Executivo Municipal. “A SMMA está atenta para multiplicar a educação transformadora, oportunizando debates e construindo com a comunidade seminários que multipliquem os munícipes como agentes ambientais. A agenda do Junho Socioambiental traz a comunidade para a ocupação dos espaços públicos, difundindo assim suas demandas e norteando o serviço público prestado", completou o superintendente.


Acompanhe a Programação do Junho Socioambiental:


Dia 14/06 - Seminário sobre Defesa dos Direitos dos Animais [Local: Salão Nobre - PMRG - 13:30h];

Dia 16/06 - Seminário sobre Água e Esgoto [Local: Salão Nobre - PMRG - 13:30h];

Dia 20/06 - Seminário Ecologia e Feminismo: a crise dos direitos fundamentais [Local: Auditório IFRS - 13:30h];

Dia 21/06 - Seminário sobre Resíduos Sólidos [Local: Auditório IFRS - 13:30h];

Dias 22, 23 e 24/06: RUA VERDE- [Local: Largo Engenheiro João Fernandes Moreira (em frente a Prefeitura Municipal - das 13:30 às 17:30h];

Dia 24/06 - Oficina de Jornalismo [Local: Escola Bibiano de Almeida - 08:30];

Dia 25/06 - Oficina de Grafite [Local: Largo Barbosa Coelho (Mercado) - 14h];

Dias 27 e 28/06 - Seminário Municipalização: construindo um novo paradigma para o licenciamento ambiental [CIDEC SUL - FURG - das 08h às 17:30h];

Dia 29/06 - Festa de São Pedro - Mateada [Local: Largo Barbosa Coelho (Mercado) - 14h];

Dia 30/06 - Seminário sobre Arborização [Local: Salão Nobre - PMRG - 13:30h

Dia 09/07 - Aniversário de Inauguração do Parque Urbano do Bolaxa [Local: Parque Urbano do Bolaxa - 14h].


Acompanhe a programação do junho Socioambiental e participe!


Crédito: Marina Fagundes
Crédito: Marina Fagundes
Crédito: Marina Fagundes
Crédito: Marina Fagundes
Crédito: Marina Fagundes
Crédito: Marina Fagundes

bottom of page