top of page

Secretaria do Meio Ambiente retoma atividades do Projeto Saberes Ambientais.


Palestra de educação ambiental / Crédito: Marina Fagundes

A Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA), representada pela pedagoga responsável pelo projeto Saberes Ambientais, Maria Auxiliadora Lima, retomou na última semana as atividades de educação ambiental com os alunos da EMEF Cristóvão Pereira de Abreu, localizada na Ilha da Torotama.


O projeto, que vem realizando trabalhos com todas as turmas da escola desde 2014, desta vez trabalhará com os alunos do 1º e 2º ano cumprindo atividades e palestras direcionadas à educação ambiental. De acordo com Maria Auxiliadora: “Com esse trabalho temos o objetivo de mostrar para as crianças que o nosso planeta está pedindo socorro, fazendo com que elas valorizem e cuidem do ambiente em que vivem. Dessa forma, podemos transformá-las em multiplicadores e através delas também chegarmos aos adultos”.


Com o intuito de expor aos estudantes a importância da arborização na área urbana e rural, foram realizadas com os alunos atividades práticas de manutenção como a limpeza do solo, adubação e “poda de formação” nas árvores plantadas por eles no ano passado também durante atividades do projeto, através da Unidade de Arborização e Poda (UAP/SMMA).


Segundo o engenheiro agrônomo Júlio Camacho, gerente da Unidade de Arborização, durante a visita notou-se o sucesso no desenvolvimento dos vegetais em função do envolvimento dos alunos, professores e funcionários em cuidá-los.


As atividades do projeto acontecerão uma vez por mês até o encerramento, que será em outubro. Em entrevista, Silvia Corrêa professora orientadora da escola declarou: “A escola já faz trabalhos voltados para a importância do cuidado com meio ambiente. Através dessas atividades as crianças acabam cuidando mais da natureza e do espaço onde vivem. Por isso, é muito importante dar continuidade em projetos de educação ambiental”.

Crédito: Marina Fagundes
Árvores plantadas pelos alunos no ano passado / Crédido: Marina Fagundes
Crédito: Marina Fagundes


bottom of page