top of page

Foram retomadas na última semana as atividades do Projeto Corredores Verdes Urbanos.


Setor de Arborização da SMMA/ Crédito: Marina Fagundes

A Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA), através da sua unidade de Arborização, reiniciou na semana passada as atividades do projeto Corredores Verdes Urbanos. Neste período, o projeto irá avaliar as condições das árvores em seis ruas da cidade, são elas: Rua Juan Liopart (Bairro Santa Rosa), Ruas Capitão Antônio Bento dos Santos e Francisco Soares Giácomo (Bairro Castelo Branco), Rua Coelho Neto (Bairro São Miguel) e nas Ruas Torquato Pontes e Manoel Gonzáles Lopes (Bairro São João).


A proposta do projeto consiste em fazer o mapeamento e a análise das condições das árvores elaborando um inventário de arborização da cidade para que no futuro, com base nesse inventário, sejam tomadas providências como a manutenção das árvores existentes e o plantio adequado de novas.


O processo de diagnóstico é feito através de alguns itens que servem como critérios de avaliação, são alguns deles: localização, espécie da árvore, ponto de referência, altura da árvore e diâmetro do tronco, projeção dos galhos, presença de parasitas e necrose, risco de queda, condições dos galhos, raízes e etc. Segundo Alexsandra Goulart, estagiária que trabalha no projeto: “Através desse diagnóstico, nós podemos identificar quais árvores estão causando danos ao lugar, se há risco de queda, necessidade de substituição e disponibilidade de área para plantio.”


O projeto, que vem sendo realizado desde o ano passado, está sendo financiado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA), criado através da Lei 6.495, de 28 de dezembro de 2007, que de acordo com o Art. 1 “tem por objetivo fomentar projetos, programas e atividades que visem o uso sustentável do ambiente, a melhoria, manutenção ou recuperação ambiental, com o escopo de atingir e manter uma sadia qualidade de vida para a coletividade, conforme estabelece a Lei Orgânica do Município. ”


Proposta de corredores verdes / Crédito: Divulgação SMMA

Proposta de corredores verdes / Créditos: Divulgação

Plantio / Crédito: Luiz Arthur Filho

Créditos: Divulgação SMMA


bottom of page