top of page

SMMA e PATRAM realizam operação de fiscalização na Área de preservação ambiental da Lagoa Verde.


Crédito: Divulgação SMMA

Na semana passada a Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA), o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar realizaram uma operação de fiscalização em vários pontos da APA da Lagoa Verde.


A última ação foi executada no Parque Urbano do Bolaxa, no último sábado (4), quando também foram realizadas atividades de educação ambiental e de limpeza da área, com a remoção de trocos e de resíduos descartados em locais inadequados. Durante a ação integrada realizada na APA foram vistoriadas as margens dos Arroios Bolaxa e Senandes, a notificação de construções suspeitas de irregularidades, bem como o mapeamento de conflitos ambientais.


No parque urbano foi determinada a remoção de veículos estacionados em locais inadequados, bem como a orientação dos usuários sobre as melhores formas para a utilização do espaço sem comprometer o ambiente.


De acordo com o Secretário do Meio Ambiente, Sandro Miranda: “O objetivo da ação integrada foi a identificação de conflitos ambientais e a conscientização da população sobre a importância da preservação da APA e dos seus espaços associados, como é o exemplo do Parque Urbano do Bolaxa, motivo pelo qual o Município adotou uma estratégia com caráter educativo”.


Ainda segundo o secretário, “o trabalho de conscientização da população sobre a relevância desse importante complexo ambiental que faz parte da APA é fundamental para projetar o futuro da cidade, especialmente com a conservação de recursos escassos como a água e proteção da biodiversidade local. Estes são bens que pertencem à coletividade, são um patrimônio de Rio Grande e merecem ser protegidos”.


bottom of page